Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A VERDADEIRA FÉ

…De repente, uma mulher que há doze anos vinha sofrendo de hemorragia, alcançou-o por trás e tocou na borda do seu manto. Pois dizia essa mulher consigo mesma: “Se eu conseguir apenas lhe tocar as vestes, serei curada”. Então Jesus voltou-se e assim que viu a mulher lhe disse: “Anime-se grandemente, filha, a tua fé te salvou!” E, desde aquele momento, a mulher ficou sã. … (Mateus cap. 09, vs 20 a 22)

Amados irmãos em Cristo Jesus, 

Mais uma vez estamos juntos, no propósito de elevarmos nossa mente espiritual a Deus, e por intermédio do Seu Santo Espírito, e da compreensão que Ele nos dá, possamos interpretar com muita transparência e simplicidade o que a sua palavra nos revela, amém? 

No texto bíblico em que a mulher hemorrágica creu, que se tão somente conseguisse tocar as vestes de Jesus Cristo, seria curada, e assim se sucedeu, temos uma enorme lição que nos remete à grandeza que há na Graça e no Amor de Deus, e que jamais se coadunará com as práticas religiosas que têm sido apregoadas e multiplicadas pelo mundo afora, como se fossem de fato manifestações sobrenaturais e gloriosas do poder de Deus, que geralmente vêm de homens (líderes religiosos que se intitulam evangélicos) e beneficia os adeptos de tais líderes e respectivas denominações, a saber, as multidões.

Percebamos que a princípio de tudo, o Senhor Jesus estava a caminho de algum lugar, e estava de fato cercado por uma multidão, correto? Óbvio que todos os que ali estavam, ou quase todos, estavam almejando acessá-lo, porque sua fama de homem qual já havia realizado muitos milagres já havia se espalhado drasticamente. 

Entretanto, observemos que Jesus caminhava, prosseguia em seu percurso. E certamente que Ele sabia da condição de muitos ali, que estavam enfrentando enfermidades no corpo e na alma, correto? 

Óbvio que Ele sabia. Mas fica uma pergunta interessante no ar: por quê Ele prosseguia ao seu destino e deixou que as pessoas o comprimissem, quase que o esmagando para serem tocadas por Ele ou tê-lo perto por alguns instantes, e não as tocava ou não aparentava uma preocupação com elas? 

Certamente que era porque conhecendo o coração humano, Ele, o Filho de Deus, enxergava como que numa radiografia, a essência do interior dos que ali estavam em meio aquela multidão. 

Eles não estavam ali porque se interessavam pelas virtudes que Jesus veio trazer através dos seus ensinamentos e promulgação da fé em Deus, mas sim, por um entusiasmo frenético e tresloucado, mesclado com puro interesse de, primeiro: conhecer o homem que fazia milagres de perto, entretanto, não os milagres provenientes da fé que tinha que ser antes de mais nada manifestada pelo próprio indivíduo que almejava o milagre, tendo em vista os ensinamentos de Jesus, que eram integralmente inclinados ao ensino de como ter a fé genuína em Deus para tal, mas sim, estavam somente pelos milagres que eles tinham tido conhecimento que ocorreram com a presença de Jesus, e cujos milagres eles concebiam ser um passe de mágica, que em suas mentes, emanavam de Jesus, suprindo a necessidade de cada um deles, sem que entretanto, eles tivessem que se esforçar em nada, muito menos aprender as maravilhas do Reino de Deus. 

Para quê eles tinham que aprender a despertarem e manterem a fé para receberem a cura e outros benefícios? 

Não!!! Eles não queriam assim! Eles simplesmente queriam um toque mágico e pronto! Seriam curados, voltariam para suas tendas e/ou cidades e se um dia, novamente necessitassem de outra cura, ou outra providência, aí sim correriam novamente em busca daquele homem, e exigiriam dele um novo passe de mágica, onde o trabalho fosse somente de Jesus. Nada deles dedicarem tempo para ouví-lo e aprender as boas novas que Ele havia trazido, com o propósito de revelar o Reino de Deus a quem o ouvisse.  Isto não importava para eles! E mesmo Jesus já tendo ensinado sobre o Pai e o seu Reino, tantas e tantas vezes!

E em segundo plano: muitos dos que ali estavam, pensavam que impressionariam Jesus com suas condutas idólatras e que os impulsionavam a irem atrás de um homem, que sequer queriam saber de onde veio ou a que veio, mas sim porque havia criado fama de poder, de curas e milagres como já foi dito. 

Então muitos já devem estar se perguntando: onde este tema quer chegar? Qual a diferença da mulher hemorrágica para a maioria? Por quê ela foi curada? Ela era diferente dos demais? Enfim, que tipo de ensinamentos podemos tirar desta passagem? Ficam todos curiosos em saberem não é mesmo? 

Não é difícil concluir a diferença da mulher em relação a maioria, o porque de ter sido curada e os sublimes ensinamentos que temos nesta passagem. 

O mais elementar e fundamental é que a mulher, que sofria com a enfermidade há exatos doze anos, exerceu a sua fé. 

E por quê ela exerceu a sua fé? Porque ela não pretendia sequer ver o rosto de Jesus, uma vez que a passagem bíblica afirma que ela o tocou por trás em suas vestes, e ainda mais: ela confiava e cria piamente em seu âmago, que se tão somente esbarrasse, tocasse levemente nas vestes do Senhor Jesus, estaria curada. 

Isto vinha de um entusiasmo? Não nos parece não é mesmo? Isto identifica com ênfase de que aquela mulher, certamente já conhecia o Senhor Jesus com mais profundidade e certamente já havia compreendido sua missão, que não era tocá-la para lhe transmitir a cura; mas ao contrário, ela compreendia que, emanando sua fé Nele, já sabendo quem Ele era, e ela sim, tocando-o, ou seja, alcançando-o, seria então curada. 

Compreendem como há uma diferença entre uma multidão eufórica, interesseira e entusiasmada por trás de um homem, que tinha fama de milagreiro, e de uma mulher que demonstrando conhecimento pleno de que aquele homem era o Filho do Deus Altíssimo, e que o que Ele estava trazendo à terra era justamente os ensinamentos de que o Pai queria reconciliar seus filhos consigo, por intermédio Dele, Jesus Cristo?

E ela ia além! Compreendia que a reconciliação com o Criador, era através da fé, despertada e desenvolvida dentro de cada um.  E diferente da multidão, compreendia que não bastava aquele homem apenas vir como qualquer curandeiro que fizesse movimentos de curas prodigiosas, sem que antes da cura, a fé em Deus, na pessoa de Jesus, e no Seu Reino, fosse manifestada por ela, pois daí sim, a cura e outros benefícios viriam naturalmente. 

Todos podem observar como Jesus exultou com alegria na frase de que aquela mulher deveria animar-se, ou seja, alegrar-se muito em seu íntimo, em seu espírito, porque a sua fé a curou. Aliás, ele expressou claramente que ela exultasse porque a sua fé a havia salvado, e não a curado, perceberam? 

Então...tem algo mais precioso que a Graça de Deus veio trazer-nos que não tenha sido a salvação de nossas almas, e esta, por intermédio da fé em Jesus Cristo, conhecendo-o e reconhecendo-o como o Filho de Deus amado, como já diz a palavra? É óbvio que não! 

De que adianta o ser humano ser curado de mazelas físicas e obter uma série de vantagens e benefícios financeiros por exemplo, se a sua alma se perder? Se não estiver focada na fé! Não adianta de nada não é mesmo? 

Então fica aqui bem explícito que aquele episódio entre a mulher hemorrágica e Jesus Cristo, exemplifica de uma maneira gloriosa que: Jesus não veio trazer movimentos religiosos de curas e prodígios, mas sim o conhecimento pleno do Reino de Deus, e da sua Graça, que foi justamente manifestada pela misericórdia de Deus, através Dele, Jesus Cristo, com a sua doutrina, que não era outra senão a vontade de Deus. E que vontade era esta? Salvar a todos por intermédio da fé em Cristo, e assim religar o homem, decaído pelo pecado adâmico, ao Criador novamente, compreenderam? 

A multidão manifestou o comportamento de curiosos, interesseiros e até mesmo idólatras, pois estavam seguindo desenfreadamente um Jesus que não conheciam a procedência, o teor de seus ensinamentos, ou muito menos que Ele era de fato o Filho do Deus vivo. Ou seja, não se importavam com a sua palavra, que é a verdade, que produz a fé, e consequentemente liberta e salva o ser humano. 

E a mulher? A mulher compreendeu a mensagem do Cristo, e não só compreendeu, como exerceu o que já havia compreendido que foi manifestar a sua fé, alcançando a Jesus Cristo. E não exigindo ou manifestando interesse de que Ele a alcançasse para que ela apenas desfrutasse da cura do seu mal, sem que tivesse que se esforçar em aprender Dele. 

É certo que algumas passagens bíblicas são altamente relevantes para demonstração da Graça de Deus, por intermédio de Jesus Cristo, e que resumidamente, estas passagens são belíssimas demonstrações da grandiosidade do Amor de Deus, enviando Jesus Cristo à terra para consumar a derrota de Satanás sobre o homem, desde que ele creia no seu sacrifício, amém?  E são passagens aparentemente simples, mas que possuem um conteúdo sublime! 

Entretanto há que se orar e pedir sabedoria e discernimento espiritual a Deus, a fim de que estas passagens sejam traduzidas...reveladas a nós, a fim de que possamos compreendê-las e valorizarmos ainda mais a Graça de Deus, que nos removeu do império das trevas, e nos transportou ao Reino do Filho do Seu Amor.

Que Deus nos abençoe a todos, hoje e sempre. E em breve estaremos com mais uma mensagem que nos vincule mais e mais à Graça Divina, e alimente o nosso espírito com o corpo e o sangue da Nova Aliança, que sem dúvida alguma é a compreensão do Evangelho pleno, amém? Até a próxima! 

IGREJA VIRTUAL AMOR E FÉ...A IGREJA DOS CONHECEDORES DA VERDADE                       

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário