Translate

sábado, 10 de janeiro de 2015

A CADUCIDADE DO LEGALISMO


Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, dizendo: 

Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; 

Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. 

Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre,  a  saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. (Mateus 23:1-8

Olá amados amigos e irmãos em Cristo Jesus! 

É com imensa satisfação, que estamos aqui novamente, juntinho de vocês, expondo a boa, perfeita e agradável palavra do Evangelho, a fim de que tenham seus olhos bem abertos contra as ciladas do legalismo contemporâneo, o qual só abastece e favorece aos homens de má fé, correto? 

Jesus, como sempre, manifesta a todos que desejam seguí-lo, a palavra das verdades  que libertam o ser humano do jugo das mentiras e manipulações dogmáticas e religiosas, com pretexto de abençoar e edificar vidas, mas que não têm outro intuito, que não seja amaldiçoar e destruir aqueles que vivem ouvindo-as e praticando-as. 

Os legalistas religiosos dogmáticos contemporâneos, são como eram aqueles nos tempos em que o Senhor  Jesus caminhava sobre a terra. 

Eles têm o ardil do egocentrismo e se utilizam da própria bíblia para amedrontarem o povo, e assim, fazer dele massa de manobra e manipulação, contraindo para si, poder em todos os sentidos. Desde o poder mandatário, de semideuses, ao poder econômico qual enche seus cofres, como os antigos religiosos dos tempos de Jesus enchiam seus gazofilácios. 

Meus amados, entendam de uma vez por todas, que a instituição chamada "igreja" somos nós, se de fato formos cristãos, crentes em Deus, o criador de todas as coisas e respectivamente no Seu filho Jesus Cristo. O próprio evangelho designa o cristão como Templo Vivo do Espírito Santo. 

Que maravilha não é mesmo? Sabermos que pela fé em Deus e em Cristo, Seu Espírito em nós habita. Somos Sua morada verdadeira, e não um templo físico construído por mãos humanas, que na maioria dos casos, são casas para mercadejar-se a pérola do evangelho, e para vender a fé, como se isto fosse possível; uma vez que a fé é dom de Deus em nós, e nada ou ninguém poderá removê-la ou imputá-la em nós, exceto ao darmos ouvidos à palavra do Evangelho genuíno. 

Jesus já advertiu que os mercadores da fé, ou seja, os que cobram dízimos, exigem ofertas sem espontaneidade, e maquinam tantas outras coisas estabelecendo num templo de tijolos e pedras um verdadeiro banco central de Deus, são legalistas, e não agem ou muito menos entendem a Graça que Ele nos trouxe. 

Sim meus amados! Tudo que era antes de Jesus, no sentido de ordenanças e rituais deixou de ser, e ficou apenas a Lei de Deus, (os dez mandamentos) que é boa e agradável aos homens. Mas não as leis humanas, arcaicas e incapazes de libertar a alma de absolutamente ninguém. 

Observem com atenção no preâmbulo desta mensagem, que Jesus Cristo foi bem enfático e até mesmo severo com as obras de tais homens, que se intitulam mestres!!! 

Aliás adoram muito mais seus títulos eclesiásticos e terem seus nomes expostos, publicados, reverenciados e idolatrados pelo mundo afora, do que  diminuírem-se e deixarem Cristo e o evangelho surgir e crescer neles a cada dia, ao ponto de fazer discípulos para Cristo, por meio da exposição do evangelho genuíno.

Eles querem mesmo são ovelhas para si, a fim de subordiná-las com mandamentos e ritos, sempre assentados na cadeira de Moisés (da lei de ordenanças e mandamentos), como afirma Jesus. 

Estes, meus amados, utilizam-se sutilmente do evangelho, para escravizarem o povo, exceto o expõem para libertá-lo. Observem que citam um versículo do Novo Testamento, e logo correm de volta para a velha aliança

Eles são obcecados pelo velho testamento, pela lei e pelos profetas, não porque pretendem fazer o povo discernir que a lei e os profetas não tiveram outra função, que não fosse apontar que viria um que era maior que eles e todas aquelas práticas necessárias à época. Mas eles querem mesmo é reviverem, com uma linguagem moderna, toda a lei novamente, pondo de lado a Graça Salvadora do Messias, e assim, impor fundamentalismo religioso que amedronta e incapacita o povo de viver a vida plena da Graça e do Amor de Deus. 

E infelizmente é assim que o tempo passa e tantos irmãos sequer percebem ou se entendem como irmãos em Cristo que são, uma vez que a lei separa, divide, cria iras, julgamentos e contendas, e quando não, olho por olho e dente por dente!!! Como gerar irmãos assim?!  

Os religiosos (fariseus) contemporâneos então, vão prevalecendo e descaracterizando o ajuntamento de irmãos que seria a igreja, e retornam às sinagogas, chamando a igreja para lá. Percebem que absurdo?!!! Como a igreja, que somos nós...Templos vivos do Espírito Santo, podemos sobreviver dentro de uma sinagoga? É o mesmo que remover um peixe do oceano e pô-lo no cativeiro de um aquário. 

Há muito que se ler e aprender com o evangelho pleno para haver libertação de conceitos e preconceitos imputados no cristão, por homens corruptos de entendimento da Graça que está em Cristo Jesus. Mas pela fé e perseverança todos nós podemos chegar ao caminho certo. Basta querer. 

Para finalizar, deixamos este trecho do evangelho para profunda reflexão, e que muitas vezes é o suficiente para desbancar e desmontar o legalismo infiltrado no meio cristão:

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
 

Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
 

Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)

Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
 

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
 

Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:4-11)

Deus nos abençoe, e até a próxima pessoal!

IGREJA VIRTUAL AMOR E FÉ...AS VERDADES DO EVANGELHO PLENO




Nenhum comentário:

Postar um comentário