Translate

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cegos para o evangelho da Graça e da Verdade

...Entretanto, sois vós mesmos que praticais a injustiça e cometeis fraudes, e tudo isso contra seus próprios irmãos! Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus. … (I Coríntios 6:8:9:10

Olá amados amigos e irmãos em Cristo Jesus!

É uma honra estarmos aqui novamente, com todos vocês, compartilhando da boa e perfeita palavra do evangelho pleno, com suas verdades imutáveis e libertadoras, amém? 

O tema que vamos abordar hoje é a respeito das falhas na interpretação do evangelho, por aqueles que sem nenhum discernimento do mesmo, transformam o que é verdadeiro em falso. E o resultado é incutir na mente de muitos, idéias e conceitos errados e deturpados, que, sem saberem, condenam a eles mesmos, que saem apregoando o que não sabem. 

Analisemos como exemplo os versículos acima. O apóstolo Paulo, quando escreveu e admoestou diversas vezes os cristãos recém convertidos em Corinto, assim o fez, tendo em vista a total incoerência, indolência e desmantelo daquele povo em relação ao conhecimento da Graça e do Amor de Deus, na pessoa do Senhor Jesus Cristo. 

O povo de Corinto era um povo que possuía um  modelo de vida inadequado, e era um povo rebelde, contradizente às práticas cristãs, e que se convertiam por impulso ou como se estivessem se entregando à adoração a mais um deus pagão, entre tantos que eles cultuavam; e não com entendimento de quem era o Senhor Jesus. 

Apesar de estarem convertidos, permaneciam no engano, e portanto, prevalecia entre eles a prática de toda sorte de impurezas e devassidão. Foi a partir do comportamento de povos como os de Corinto, que se diziam cristãos, mas que praticavam iniquidades uns contra os outros, que o Apóstolo Paulo teve que advertí-los severamente de que eles jamais herdariam em si, o Reino de Deus, se permanecessem sem o verdadeiro Deus no coração e mente. 

Bom, agora o ponto fundamental deste tópico, é que por conta das admoestações do Apóstolo Paulo  aquele povo, e a alguns outros, fixou-se até os dias de hoje, um enorme e perigoso equívoco que o meio evangélico comete, de julgar muitas pessoas e até condená-las ao inferno, quando na verdade, são julgamentos precipitados e sem concordância com o que o evangelho nos traz. 

Quando o Apóstolo Paulo  adverte o povo de Corinto que: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus, ele está tratando de toda esta classe de pessoas que existe para praticar tais coisas, deliberadamente e sem jamais cessar, mantendo em si uma natureza corruptível, e não os que praticam, mas se arrependem, e, em alguns casos específicos, como beber por exemplo, praticam, mas com equilíbrio.         

Como assim? Que absurdo!!! Quer dizer que se roubam, bebem, fumam, são homoafetivos e etc. e tal, não vão queimar no inferno para sempre?!

É assim que muitos estão reagindo ao nosso tema. E nós os respondemos: Não! Não vão queimar no fogo do inferno eterna e intensamente só porque vocês, que pensam assim, e interpretam o evangelho sem nenhum grau de espiritualidade, mas sim com uma mente religiosa e tacanha, querem que seja assim! 

Em primeiro de tudo, porque se formos ler o contexto da epístola do Apóstolo Paulo, desde antes dos versículos expostos neste tópico, constataremos explicitamente, que o Apóstolo Paulo estava acusando os próprios cristãos em Corinto, porque em hipocrisia culpavam e julgavam toda classe de pessoas já mencionadas, sem entretanto, se absterem, eles mesmos, que já eram iniciados no conhecimento da verdade, de tais práticas. 

A imoralidade, a idolatria, o adultério, o roubo, a avareza,  os vícios de álcool ou drogas, as calúnias e os estelionatos, são doenças da alma, tratáveis por Deus, na pessoa do Senhor Jesus Cristo, quando o ser humano conhece a palavra da verdade, e deixa que ela o lave paulatinamente, com desejo sincero de tornar-se são de tais doenças. Estes, têm a justificativa de praticarem ou terem praticado, mas estarem em processo de cura espontânea. Isto é: não existem para isto. Apenas viveram nisto. 

Já a questão da homoafetividade, foi bem explicada no tópico de nosso blog intitulado:"o evangelho explica a homoafetividade com muita simplicidade e amor", e que fala abertamente sobre o assunto, com base no evangelho, e nas palavras do próprio Senhor Jesus. Há a homoafetividade aceitável pelo evangelho, não contrária à natureza de quem a vivencia, sendo até exposta por Cristo, assim como há a devassidão homossexual desenfreada e sem aceitação, mas cometida com torpeza, contrária à natureza de quem a pratica, e que era o caso dos Coríntios.

Desta forma, antes de alardear interpretações pessoais erradas e  tresloucadas da palavra da graça e da verdade, estudem antes o contexto, a época em que tal palavra foi escrita, e fazendo assim, alcancem mais irmãos para a vida espiritual que está em Jesus Cristo, por meio do conhecimento pleno do evangelho, ao invés de afastá-las.

Deixamos bem esclarecido, que em nenhum momento nosso intuito é exonerar ou isentar o erro que há nas práticas carnais expostas pelo Apóstolo Paulo ao povo de Corinto e a outros povos, ou muito menos que as pessoas que as exercem, sem preocupação ou intenção de modificar-se, e principalmente, se já conheceram de fato o evangelho verdadeiro, estarão livres de culpa e obviamente de colherem os frutos de seus próprios erros, porque está escrito:

Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá! Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. (Gálatas 6:7:8)

O nosso foco e indignação racional, é contra a forma como os evangelistas contemporâneos, se apegam a determinados trechos do evangelho, para aterrorizar e atemorizar as pessoas, muitas vezes sem lhes dar nenhuma chance de compreender que há uma, e até várias chances do "ser errante"  curar-se, e destarte, viver plenamente o Reino de Deus, desde aqui na terra e por toda eternidade, com paz e alegria no espírito. Eles simplesmente acusam generalizadamente, sem distinguir o que já relatamos, que se resume no seguinte: a intenção real do coração de cada um.           

Que Deus abençoe a todos e ilumine os olhos do nosso entendimento espiritual, a fim de que possamos ser sempre sal da terra, luz do mundo, assim como o nosso Senhor Jesus Cristo quer que sejamos, amém? Até a próxima!    

IGREJA VIRTUAL AMOR E FÉ...AS VERDADES DO EVANGELHO PLENO  
                
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário